Caro George,
Acredito que existem no homem 2 princípios psicológicos conflitantes.
Um destes princípios nega a confiança em si mesmo, nas pessoas, sendo incapaz de esperar, acreditar e zelar. Este princípio tem somente a percepção de TER, tornando a vida uma experiência descartável e fútil, voltada somente para o usufruto do momento imediato, agindo inconsequentemente em suas experiências ao longo do tempo.
Neste enfoque, para ele o futuro não existe, o que vale é TIRAR agora e usufruir ao máximo, aproveitando-se do ambiente, das pessoas, das oportunidades, relacionamentos, etc.
Este princípio não pensa em plantar, só pensa em colher, sugando e aproveitando-se dos esforços alheios.
O outro princípio tem a percepção do SER. Neste enfoque, ele basta a si mesmo, procura fortalecer sua identidade e consciência própria, julgando suas atitudes , valores, escolhas e ações.
Por ser auto-consciente, tem também a capacidade de reconhecer e perceber a existência deste mesmo princípio nas pessoas, nos seres vivos, na natureza, procurando zelar pela harmonia de sua interação.
Este princípio sabe plantar e espera colher a seu tempo, tendo consciência dos ciclos e estações, buscando o equilíbrio.
Não sei se você conhece a seguinte estória:
Um pessoa procurou um sábio para lhe pedir um conselho:
Mestre, tenho 2 cachorros de comportamento incompatível.
Um deles é destruidor, não respeita as pessoas e é extremamente agressivo. O outro é calmo, cordato, gosta das pessoas, mostrando-se alegre e confiável.
Qual deles irá se sobressair?
O Mestre respondeu...
Aquele a quem você melhor alimentar.
Caro George,
Já observei que muitas pessoas já exerceram o poder de destruir a própria vida e a sua saúde, fazendo escolhas insensatas que lhes foram altamente prejudiciais e também às pessoas ao seu redor.
Aquilo que já ocorreu numa micro-escala (pessoa) pode ocorrer numa macro-escala (humanidade).
Contudo, o contrário também já observei, pessoas que tornaram sua existência uma lição de vida e amor a si mesmos e ao próximo.
Da mesma forma, aquilo que já ocorreu numa micro-escala (pessoa) pode ocorrer numa macro-escala.
Devemos nos esforçar para que as pessoas pelo menos tenham a consciência da importância de suas escolhas e da responsabilidade sobre elas...
Potencializando ao mesmo tempo o alcance de nossas escolhas pessoais.
Vivemos numa sociedade de que já elegeu o TER como algo maior do que o SER. Cabe a cada um mostrar alternativas.
2006-06-29 00:44:27
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
6⤊
1⤋
quem disse que ele não tem para onde ir? Ele o destrói pois sabe que seus anos de vida na terra são poucos, e sabedor que vai morrer um dia, não dá a minima.
2006-06-29 00:32:23
·
answer #2
·
answered by tom rs 1
·
0⤊
0⤋
Olha George eu penso que o homem quer construir mas as sua mãos são tão pequenas que não conseguem transformar nada em algo grande e se destruir tudo, a terra acabará então a opção é céu ounferno.
2006-06-28 21:32:33
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋