As antigas linhas de Nasca, uma zona desértica do Peru, não são apenas obras de arte, anunciam a presença de reservatórios de água subterrânea em pleno deserto. É o que concluíram o hidrogeólogo Stephen Mabee e o arqueólogo Donald Proux, da Universidade de Massachusetts, dos Estados Unidos. Construídas entre 1500 e 2000 anos atrás pela cultura Nasca, estas linhas foram demarcadas no solo do deserto após a retirada de pedras, transparecendo, assim, a areia inferior, mais clara e brilhante. As linhas de Nasca delineiam figuras de pássaros e mamíferos, incluindo desenhos de um macaco e de um homem, além de espirais, triângulos e outras figuras geométricas. O significado desses desenhos esteve sujeito a especulações durante séculos. Muito se falou sobre funções religiosas, calendários astronômicos, mas os pesquisadores acreditam que as figuras estão relacionadas com a presença de água subterrânea associada a falhas. A princípio, estas águas apresentariam melhor qualidade que a dos rios, tanto que os antigos habitantes da região se interessaram em demarcar sua localização exata. Segundo Proux, os símbolos presentes nas figuras de animais, plantas e humanos e na cerâmica de Nasca são quase idênticos, representando forças da natureza que os nativos invocavam, como o céu, a terra e a água, para propiciar a disponibilidade de água e boas colheitas. (Isadora Lionço)
2006-07-05 12:58:44
·
answer #1
·
answered by Barbara 2
·
0⤊
0⤋
São linhas, desenhos, formas geométricas feitas no deserto de Nazca no Peru.
Existem vários mistérios sobre sua criação, mas nenhuma foi confirmada.
A explicação mais passível é a que consta nas crônicas de Luis de Monzón (séc XVI), que diz que os índios anciãos das planícies, viam os viracochas como causa e motivo para a execução das imagens.
Antes que você pergunte o que é viracocha...
Viracochas eram um grupo étnico minoritário, descendentes do mítico "homem-deus-viracocha", que chegado dos céus, resolveu instruir uma parte dos povos andinos. Segundo estes mesmos povos da região de Nazca, eles seriam capazes de voar. Portanto, as figuras geométricas que encontramos na região seriam uma forma de contato, homenagem ou culto para/com aqueles que podiam "enxergar do alto".
2006-06-28 13:31:33
·
answer #3
·
answered by Bode 3
·
0⤊
0⤋