Alienação é uma forma de tirar a identidade das pessoas. Uma pessoa alienada é aquela que age sem saber das coisas. É uma pessoa que vive mas não dá importância para o que se passa no mundo. Que não luta pelos seus ideais e que se submete a qualquer coisa. Algumas pessoas são tão alienadas que não sabem nem mesmo a situação que nosso país está vivendo. O governo e a mídia são os principais agentes na alienação. Com programas como Big Brother, que não tem um valor cultural e que induz a pessoa a ligar para eliminar "candidatos" e escolher um preferido em um reality show. As pessoas não sabem que perdem o tempo precioso, em que podiam estar lendo um livro e jornais para saberem o que se passa pelo mundo. O governo por sua vez sempre diz que está tudo bem, e joga debaixo do tapeta as incriveis façanhas como a corrupção e as médias baixas na qualidade de vida do nosso país. Alienação é se deixar levar sem ter opinião e sem saber o porque das coisas.
2006-06-28 10:27:58
·
answer #1
·
answered by Zero V 3
·
32⤊
1⤋
Vamos lá...
Alienação, na Sociologia, tem seu significado atrelado as teorias de Karl Marx, que vai escrever sobre como o sistema capitalista gera uma forte estratificação na sociedade em Capitalistas X Proletariado. Desta maneira, quando explica a condição do proletariado no mundo capitalista e relata sobre as condiçoes de trabalho no período de Industrialização, onde quem detém o modo de produção é o capitalista, e a produção é dividida em etapas, de forma que um trabalhador não tinha conhecimento ou posse do resultado final do trabalho (o produto).
O trabalhador é alienado também por não ter poder sobre a própria vida, pois nesse sistema capitalista o trabalho acaba por ditar como ele vai viver (por exemplo, qto o cara ganha, qto tempo trabalha, como ele trabalha, com o q ele trabalha), já que seus meios de subsistencia vem do seu trabalho. Alienado tb por se submeter a condições tão miseráveis, a ponto de nunca poder ser um consumidor do próprio produto que o trabalhor produz...
Esse é só um pouco da dimensão q a alienação toma nessa teoria...
Espero ter ajudado
2006-06-29 02:59:43
·
answer #2
·
answered by Fabizinha 2
·
7⤊
1⤋
A palavra alienação tem várias definições como, cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. A partir desses significados traçam algumas diretrizes para melhor analisar o que é a alienação, e assim buscar alguns motivos por quais as pessoas se alienam. Ainda assim, os processos alienantes da vida humana, foram tratados de maneira atemporal, defraudada, abstraído de processos sócio-econômicos concreto. A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, se tornando sua própria negação.
2006-06-28 09:53:07
·
answer #3
·
answered by hermes61 3
·
3⤊
0⤋
Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.
A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais – como Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras – empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência e natureza dos deuses (ou de Deus). Muitas das questões levantadas por esses antigos pensadores são ainda temas importantes da filosofia contemporânea.
Durante as Idades Antiga e Medieval, a filosofia compreendia praticamente todas as áreas de investigação teórica. Em seu escopo figuravam desde disciplinas altamente abstratas – em que se estudavam o "ser enquanto ser" e os princípios gerais do raciocínio – até pesquisas sobre fenômenos mais específicos – como a queda dos corpos e a classificação dos seres vivos. Especialmente a partir do século XVII, vários ramos do conhecimento começam a se desvencilhar da filosofia e a se constituir em ciências independentes com técnicas e métodos próprios (priorizando, sobretudo, a observação e a experimentação). Apesar disso, a filosofia atual ainda pode ser vista como uma disciplina que trata de questões gerais e abstratas que sejam relevantes para a fundamentação das demais ciências particulares ou demais atividades culturais. A princípio, tais questões não poderiam ser convenientemente tratadas por métodos científicos.
Por razões de conveniência e especialização, os problemas filosóficos são agrupados em subáreas temáticas: entre elas as mais tradicionais são a metafísica, a epistemologia, a lógica, a ética, a estética e a filosofia política.
2014-07-29 04:57:10
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋