English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

11 respostas

Muitas religiões ensinam que os maus irão para um inferno de fogo e serão atormentados ali para sempre.

Será que este ensino é lógico e bíblico?

A duração da vida humana limita-se a 70 ou 80 anos.

Mesmo que alguém fosse extremamente iníquo durante toda a vida, será que um tormento eterno seria uma punição justa?

Não.

Seria totalmente injusto atormentar um homem para sempre pelos pecados que cometeu num curto período de vida.

Somente Deus pode revelar o que acontece às pessoas após a morte, e ele fez isso na sua Palavra escrita, a Bíblia.

É por isso que a Bíblia diz: “Como morre um [animal], assim morre o [homem]; e todos eles têm apenas um só espírito . . . Todos vão para um só lugar. Todos eles vieram a ser do pó e todos eles retornam ao pó.” (Eclesiastes 3:19, 20)

Aqui não se faz nenhuma menção dum inferno de fogo. Os humanos voltam ao pó — à inexistência — quando morrem.

Para alguém ser atormentado, ele tem de estar consciente. Será que os mortos estão conscientes?

De novo, a Bíblia fornece a resposta: “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário, porque a recordação deles foi esquecida.” (Eclesiastes 9:5)

É impossível que os mortos, que “não estão cônscios de absolutamente nada”, estejam sofrendo dores insuportáveis em algum lugar.

Mito 5: A morte significa o fim permanente da nossa existência.

Deixamos de existir quando morremos, mas isto não significa que necessariamente tudo acabou.

O fiel Jó sabia que iria para a sepultura, o Seol, ao morrer. Mas, veja a oração dele a Deus:

“Quem dera que me escondesses no Seol, que me mantivesses secreto até que a tua ira recuasse, que me fixasses um limite de tempo e te lembrasses de mim! Morrendo o varão vigoroso, pode ele viver novamente? . . . Tu chamarás e eu mesmo te responderei.” — Jó 14:13-15.

Jó acreditava que, se fosse fiel até a morte, seria lembrado por Deus e com o tempo seria ressuscitado.

Esta era a crença de todos os servos de Deus na antiguidade. O próprio Jesus confirmou esta esperança e mostrou que Deus o usaria para ressuscitar os mortos.

As próprias palavras de Cristo nos dão esta garantia:

“Vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a . . . voz [de Jesus] e sairão, os que fizeram boas coisas, para uma ressurreição de vida, os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento.” — João 5:28, 29.

Muito em breve, Deus eliminará toda a maldade e estabelecerá um novo mundo sob um governo celestial. (Salmo 37:10, 11;[Apocalipse] 16:14, 16) I

Isto resultará em a Terra inteira ser transformada num paraíso, habitado por pessoas que servem a Deus.

Lemos na Bíblia: “Ouvi uma voz alta do trono dizer: ‘Eis que a tenda de Deus está com a humanidade, e ele residirá com eles e eles serão os seus povos. E o próprio Deus estará com eles. E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.’ ” — Apocalipse. 21:3, 4.

2006-06-26 12:40:40 · answer #1 · answered by LLian 3 · 1 1

Acredito que nunca chegaremos a um consenso sobre essa questão. Na minha opinião pessoal não há qualquer prova ou sequer evidência de que nossa consciência, nossos sentimentos e lembranças, enfim, nosso intelecto continuará a existir depois da morte física. Pelo contrário, as evidências indicam que essas funções cognitivas são fenômenos físico-químicos que acontecem no nosso cérebro. Quando morrermos, tudo isso se perderá. Quando envelhecemos, ou quando sofremos dano grave no cérebro, perdemos parte dessas funções. Quando somos anestesiados, perdemos provisoriamente quase todas essas funções. Não há razão alguma para supormos que, ao morrermos, essas funções continuarão a existir. Os seres humanos se apegam, na sua grande maioria, à ilusão da vida eterna apenas porque não conseguem aceitar a realidade da morte. É o que os falantes da língua inglesa chamam de wishful thinking, ou seja, acreditar que uma coisa existe meramente porque desejamos que ela exista.

2006-06-26 13:01:36 · answer #2 · answered by Falco 7 · 2 0

depende, se for gay vira porpurina, se for anão ele explode.....se for **** vira paitê.....se for guinomo ele reencarna ele como cabrita....

2006-07-03 08:06:51 · answer #3 · answered by Eduardo D 1 · 0 0

Depois da morte acabou. Ou você lembra algo de sua vida anterior? Morte é o fim e pronto, será que é difícil para as pessoas aceitarem algo tão natural?

2006-07-01 17:30:31 · answer #4 · answered by Antonio César 3 · 0 0

A morte é o fim de um tormento talvez.
Oque lhe confortaria mais? O fim de tudo, o fim de "uma existência", o fim da "única existência"...?
Eu sou Espírita Kardecista, minha mãe Luterana, meu pai ateu, minha sogra Evangélica, sogro Católico, e todo mundo é livre pra acreditár, e tem o dever de respeitár a crença dos outros já que a verdade, cada um tem a sua, sustentada por sua fé.
Seja como for, a unanimidade em todos os credos é que os bons são compensados.
Quanto aos maus, ou serão punidos, ou terão que compensar o mal que fez, ou vão pro inférno, ou reencarnam em um mundo inferior ou situação inferior...
Seja bom, viva bém, e morra bém.

"Procure deixár o mundo um pouco melhór do que encontrou... e poderá morrer feliz sabendo que fez o melhór possível" -B.P-

2006-06-26 16:56:13 · answer #5 · answered by Hokus Phokus 7 · 0 0

é o fim da vida mortal , é claro que é verdade , mas eu não quero ir agora , vai na frente .

2006-06-26 12:56:22 · answer #6 · answered by guero 1 · 0 0

Não, creio que é apenas o fim de um ciclo... não sou espírita, nem sei como são ao certo as crenças de tal religião, mas li muito sobre o assunto que me fez acreditar nisso, algumas experiências reais mesmo... se alguém quiser ler um bom livro sobre reencarnação, recomendo os do psicologo Brian L. Weiss, em especial "Muitas vidas, muitos mestres" e "Cura através da terapia de vidas passadas", esses livros mudaram minhas crenças...

2006-06-26 12:54:47 · answer #7 · answered by Tinhow 1 · 0 0

Bom, primeiro, eu acho que a morte não eh o fim da vida, eh soh o inicio da vida eterna. Segundo, qual a diferença entre vida e existencia???? Acho que vou colocar essa pergunta em debate!

2006-06-26 12:43:08 · answer #8 · answered by anonima 1 · 0 0

A morte é o fim desta vida, mas para aqueles que vivem aqui na terra conforme ok está escrito na Bíblia e apenas uma passagem para a glória juntinho de DEUS

2006-06-26 12:39:25 · answer #9 · answered by alemão 1 · 0 0

Isto realmente é questão filosófica, depende muito do credo de cada um.

2006-06-26 12:35:35 · answer #10 · answered by Miranda_Ms 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers