Olá Gladys,
Dou minha opinião como leigo, pois não sou escritor:
Acho que antes de você partir direto para um desafio desta proporção, porque você não inicia escrevendo um texto menor como um crônica.
Comece contando uma estória ou incidente interessante que lhe ocorreu. A reunião organizada de várias crônicas de um assunto comum pode gerar o material e os subsídios necessários para produção de um livro.
Leia algumas crônicas, veja o estilo de narração com que você mais se identifica e procure reconhecer sua estrutura narrativa padrão.
À partir dela, vá criando e desenvolvendo o seu próprio estilo, pois ninguém escreve literalmente igual a ninguém.
Se você tiver a oportunidade de conhecer escritores e roteiristas, não perca a oportunidade de pedir conselhos e orientação.
Se possível encontre livros sobre roteiros, que possam lhe orientar a organizar suas idéias e apresentá-las numa sequência lógica e agradável.
Quando terminar seu primeiro trabalho, solicite que várias pessoas o leiam e apresentem uma crítica construtiva.
Afinal de contas, é para o público que se escreve. Se ele não for consultado, como podemos agradá-lo?
2006-06-25 14:01:40
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
5⤊
1⤋
Organize suas idéis em torno de um tema, anote-as. Estabeleça seu ponto-de-partida e de chegada. Defina seus personagens e seqüência de acontecimentos. Determine a forma da Narrativa. Escreva, leia, reescreva, releia.
2006-06-29 15:41:46
·
answer #2
·
answered by Andre Max 2
·
1⤊
0⤋
Vou dar a dica que dá certo comigo: Aproveite o momento em que você está bem melancólica, ou sentindo-se sozinha. As palavras te farão companhia e vão aparecendo no papel como mágica. A inspiração só vem assim para mim.
2006-07-01 18:11:16
·
answer #3
·
answered by Marianaft 2
·
0⤊
0⤋
Eu estou começando e tenho uma dica ótima e completa!
Acesse: http://www.escrevaseulivro.com.br/
Existem várias dicas, ate os processos finais como Publicar :)
2006-06-30 19:43:07
·
answer #4
·
answered by X-Ladym 2
·
0⤊
0⤋
Primeiramente, você deve decidir sobre o que você quer escrever. Após a escolha você deve fazer pesquisas e tentar tornar o assunto interessante aos olhos do leitor, e isso depende muito do que você vai escrever e o público alvo que irá atender. O que está em alta e sempre chama a minha atenção são livros com experiências de vida, como você diz você tem muitas histórias e com certeza se souber colocá-las em um papel vai se dar muito bem. Sucesso!
2006-06-27 16:01:16
·
answer #5
·
answered by Lininha 2
·
0⤊
0⤋
Vamos ser realistas, brasileiro não gosta de ler. Então na minha ignorância um livro de contos seria bem interessante.
Agora como começar a escrever? Simplesmente sentando na frente de um computador e escrevendo. Depois que você escrever um conto por exemplo, ou contar um trecho de uma história, leia e releia até ver se realmente passou a mensagem que gostaria. E escreva e reescreva se preciso.
Tem perguntinhas básicas que podem ajudar muito a escrever seja o que for. Primeiro O que?, e assim você vai definindo o assunto do qual vai tratar. Depois como?, e vai desenvolvendo o tal assunto. E depois Para que ou por que? e vai dando a moral da história, ou a conclusão. Vá lendo o que escreveu e fazendo estas perguntas pra ver se tem algum sentido o que tá escrito.
Se tiver muita dificuldade em escrever um bom curso de redação pode ajudar. E sempre dê seu material para alguém ler. Sempre alguém que desconheça o assunto do qual você tá falando. Se a pessoa entender - entender, não significa gostar - você tá no bom caminho.
Ah, e não esqueça de ouvir uma boa música, ou fazer um bom passeio, pra despertar em você sensações, sentimentos, lembranças que ache importantes colocar no papel.
Mas caso você não tenha jeito pra coisa, nada disso vai ajudar.
Caso tenha jeito, entra em uma biblioteca e procura livros que lhe ajudem a montar uma monografia, uma tese. É bom como roteiro pra você definir o corpo (a distribuição dos assuntos) do seu livro. E não se esqueça de ler também algo relativo a estilos literários, gramática, etc, qualquer coisa que ajude a aprimorar a sua escrita. O que você vai precisar? Só depois que começar a escrever e ver suas carências é que vai saber do que precisa, ou o que lhe falta.
2006-06-26 09:14:08
·
answer #6
·
answered by locacinoca 3
·
0⤊
0⤋
Oi, Gladys.
Primeiro junte duas coisas:força de vontade (como tudo mais na vida escrever precisa disso) e se concentre numa idéia bem simples: não é difícil.
Depois vamos pensar no que você deseja escrever. Pelo que entendi de seu post, a opção ideal para você começar é um livro sobre suas experiências de vida, quase uma crônica ou um livro de memórias. Ah e não ache que isso é desinteressante: conforme nos ensina os quadrinhos de "V de Vingança": todos temos nossa própria história para contar.
Talvez mais interessante do que um livro de memórias seja um com várias experiências suas. Vamos partir dessa idéia:
Imagine uma certa quantidade de capítulos, não precisa ser muitos. Lembre-se que é bom começar de forma simples. Dedique cada capítulo a uma experiência de sua vida pessoal, profissional, afetiva o que seja.
Escreva cada capítulo com uma linguagem simples, bem direta e linear (você está começando agora, poderá, com o tempo fazer mais experiências e escrever usando vários artifícios) ou seja conte os fatos daquele capítulo em ordem cronológica.
Para cada capítulo, você pode usar aquela estrutura básica das aulas de redação:
Introdução: pelo menos um parágrafo, onde você colocará um assunto. Por exemplo: "em agosto, eu e meu marido fomos a praia X. A idéia foi dele, porque foi naquele lugar, exatamente trê anos antes, que me pediu em casamento. Só não esperávamos que fosse um dia tão complicado..."
Desenvolvimento: a quantidade de parágrafos que você julgar necessário (de preferência, não se extenda muito): Por exemplo: "os problemas que ocorreram foram..." (nesse caso é interessante explicar como os personagens reagiram aos problemas).
Conclusão: O parágrafo final, que pode ser uma mensagem, uma opinião, etc. Por exemplo:
"Apesar de tudo, foi um dia maravilhoso porque se há algo que aprendi foi: não importa os problemas que a vida jogue em nosso caminho, se pudermos contar com a companhia de quem amamos sempre poderemos vencer os obstáculos".
Sobre a questão da Gramática/Ortografia não há porque se preocupar: se você se sentir a vontade com o assunto, revise por si mesma o texto. Caso julgar necessário peça para alguém revisar.
Quando terminar um capítulo guarde-o por pelos menos um dia. Quando voltar a lê-lo revise-o com atenção, lendo em voz alta e corrigindo o que aparecer de errado. Um dica simples: se uma frase soar feia a seus ouvidos ou se você sentir dificuldade de lê-la por algum motivo, então há algo errado com ela e modifique-a. Ao revisar pense sempre: "eu estou entendendo desta forma, como o leitor irá entender?"
Vamos imaginar um trecho de seu livro imaginário:
"Ainda sentado na mesa do barzinho ele me chamou:
- Ligeia.
Os amigos dele não entenderam, pediram explicação, mas ele apenas riu."
Os amigos não entenderam, nem a maioria dos leitores. Mas se você acrescentasse esta parte:
"Fulano sempre foi fã dos contos de Edgar Allan Poe. Muitas vezes, ele brincava comigo me chamando pelo nome de algum personagem daquelas histórias. Eu ria.
Ficou mais claro, não é?
Atenha-se a frases simples. Evite palavreado difícil e enfeites.
Seja crítica consigo mesma, mas não exagere. Faça o melhor que puder sempre, mas não diga está péssimo, que não conseguiu ou algo assim. Mesmo os maiores escritores nunca estão satisfeitos com suas obras. É normal. Ajuda a evoluir.
Depois de juntar os capítulos (eles devem ser numerados e é bem interessante se cada um tiver um título. Por exemplo: Um Dia na Praia X). Novamente, recorra a títulos simples, que soem bonitos para você. Uma dica é que um bom título (dica não obrigatoriedade) deve ter até oito palavras.
Tente escrever para você mesma, de uma forma que te agrade. Se conseguir isso, pode agradar aos outros também.
Depois de juntar os capítulos (uma revisão final é recomendável), peça a algum amigo/a para fazer uma apresentação de seu livro (de preferência alguém mais experiente) e comece a cuidar das questões editoriais (nesse ponto é melhor que você se aconselhe com escritores com livros já publicados. Tente o pessoal do Necrópole (http://www.necropole.com.br/) por exemplo, já publicaram dois livros pela Editora Alaúde e podem orientar você nestas questões.
Seu livro lançado, continue sempre escrevendo e tentando melhorar cada vez mais.
Espero ter ajudado.
Rita.
2006-06-25 21:23:10
·
answer #7
·
answered by Rita Maria Felix da Silva 2
·
0⤊
0⤋
Eu sou meio escritor,então digo minha fórmula:você precisa ser muito criativo para um livro dar certo.As idéas tem de ser originais.Tem de haver mistura de emoções na história (um pouco de comédia,aventura,drama...).Escolha uma modalidade que lhe agrade:ficção,romance...
E:treine,treine,treine,com contos,fábulas,parábulas,etc.Crie um blog e esponha suas idéias!
2006-06-25 20:12:16
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
dica:
pegue seu livro favorito copie as 4 primeiras paginas e faça um final diferente.....qnd acabar mude o começo e o titulo e seu livro estara pronto....^-^'
Boa sorte!
2006-06-25 20:02:50
·
answer #9
·
answered by Saki Hanajima 5
·
0⤊
0⤋
já que você tem tanta experiência de vida poderia escrever um livro sobre você que seria sua auto biografia,ficaria legal e eu ate compraria um exemplar,boa sorte.
2006-06-25 20:01:57
·
answer #10
·
answered by tancredinho2006 3
·
0⤊
0⤋