Nascida a 27 de Junho de 1880 viu-se privada dos sentidos da visão e da audição em virtude de uma doença desconhecida que contraiu aos 18 meses de idade. Brevemente veio a esquecer o reduzido vocabulário que adquirira, enquanto ouvinte, durante o curto período da sua vida.
Aos seis anos de idade inicia a árdua tarefa do seu processo de reabilitação. Os seus pais contratam Anne Sullivan para ensinar a filha. O processo foi lento no início, mas graças à dedicação e empenhamento da Anne Sullivan, a Helen conseguiu restabelecer o contacto com o mundo. Aos 24 anos de idade conclui a sua licenciatura em Humanidades, na Universidade Radcliff College.
Helen teve um papel preponderante na luta que empreendeu pela paz, pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual e, nomeadamente, pela reabilitação e integração profissional daqueles que se tinham tornado deficientes, aquando a Segunda Guerra Mundial. Defendia a aprendizagem das crianças cegas em contacto com a natureza e com as outras crianças não deficientes, e não, como então era usual, em colégios internos-ensino segregado.
Helen Keller faleceu no dia 1 de Junho de 1968, legando-nos com o seu exemplo, uma mensagem: a determinação e o querer são armas invencíveis para ultrapassar barreiras aparentemente intransponíveis.
Lisboa, 27 de Junho de 2001
2006-06-26 01:52:32
·
answer #1
·
answered by cearajovem 2
·
1⤊
0⤋
Helen Adams Keller, escritora,filósofa e conferencista, até aqui nada de tão surpreendente se ela não tivesse sido e feito tudo isso sendo triplamente deficiente:cega, surda e muda. Ela superou todos esses obstáculos se tornando um super exemplo, não apenas para os deficientes mas para o mundo.
2006-06-26 07:30:57
·
answer #2
·
answered by Pollyanna C 1
·
1⤊
0⤋
Helen Keller foi um extraordinária mulher, triplamente deficiente, que ficou cega, surda e muda, desde tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na época como febre cerebral (hoje acredita-se que tenha sido escarlatina). Superou todos os obstáculos, tornando-se uma das mais notáveis personalidades do nosso século. Ela sentia as ondulações dos pássaros através dos cascos e galhos das árvores de algum parque onde ela passeava.
Tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiências. Anne Sullivan foi sua professora, companheira e protetora.
2006-06-25 18:05:10
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Pelo que eu sei ela tem uma historia muito interessante, nasceu sem tem varios sentidos com audição, visão e acho que tb era muda ou seja não tinha como se comunicar, mas conseguiu mudar sua vida.
2006-06-25 18:03:04
·
answer #4
·
answered by jonathan 1
·
1⤊
0⤋