Pós-graduação lato sensu ou stricto sensu?
As duas formas são usuais, cada uma com seu sentido. Pós-graduação é todo o estudo realizado depois da graduação, isto é, depois de curso concluído em alguma faculdade. Esses cursos podem ser:
• lato sensu – Expressão latina que significa “em sentido lato, amplo, extenso”. Exemplo: “A política, lato sensu, é a arte de governar”. A denominação lato sensu é também aplicada a cursos de pós-graduação, geralmente aos de especialização, os mais elementares na escala daqueles cursos. Exemplo disso é o curso de especialização em Língua Portuguesa, destinado aos alunos que concluíram o curso de Letras.
• stricto sensu – Expressão igualmente latina que quer dizer “em sentido restrito, palavra que se refere a algo no sentido mais restrito”, como em “Nos dias de hoje, ‘tráfico’ stricto sensu acabou-se referindo ao comércio de drogas ilícitas”. Relativamente aos cursos de pós-graduação, a expressão stricto sensu aplica-se aos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. São cursos de maior profundidade que os de especialização e geralmente mais longos. Exemplo é o mestrado em Lingüística.
2006-06-25 03:50:23
·
answer #1
·
answered by lileulileu 3
·
1⤊
1⤋
Depende, lato e stricto sensu fazem parte daquele conjunto de expressões latinas que o mundo acadêmico costuma usar - aqui e em qualquer outra parte do planeta. Estão, portanto, na mesma situação de curriculum vitae, et alii, idem, ibidem, sic, apud, entre tantas. Lato sensu (pronuncia-se /látu sênsu/) é, literalmente "em sentido largo, amplo"; opõe-se a stricto sensu (pronuncia-se /estríctu sênsu/), que significa "em sentido restrito". Por causa da pronúncia, essas expressões aparecem muitas vezes com os adjetivos (lato e stricto) erroneamente grafados com "U" final (*latu e *strictu). Quando as empregares no texto, elas devem vir em itálico ou negrito.
Sua utilidade consiste em ampliar ou estreitar o âmbito de abrangência de um determinado conceito; assim, há sociólogos que distinguem a "família lato sensu", que engloba todos os ascendentes e descendentes de um cidadão, da família "stricto sensu", que se refere apenas à célula formada pelos dois cônjuges e seus filhos. Há estudiosos que falam da "jurisprudência lato sensu" (o conjunto de todas as decisões jurisdicionais) e da "jurisprudência stricto sensu" (as decisões aplicáveis a um determinado tipo de caso). Na pós-graduação, distinguem-se os cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) dos cursos lato sensu (aperfeiçoamento, especialização ou qualquer outro curso complementar realizado após a graduação).
É interessante notar que em muitos países é usual empregar essas expressões com a ordem de seus elementos invertida - sensu lato e sensu stricto, o que é particularmente curioso no caso da Inglaterra e dos Estados Unidos, dada a conhecida posição do adjetivo anteposto ao substantivo, que é obrigatória no Inglês.
2006-06-27 17:55:27
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ambos são estudos de pós graduação sendo o lactu senso direcionada a pos de especializações e o strictu senso pos graduação a nivel de mestrado ou doutorado.
2006-06-25 11:03:29
·
answer #3
·
answered by Miranda_Ms 3
·
0⤊
0⤋
Latu senso são cursos de especialização, nos quais não se tem direito auxílio financeiro (a uma bolsa da Capes, Fapesp ou outras), com disciplinas curtas avaliadas, e com defesa direta da monografia de especialização. Para o ingresso no curso é necessário passar por uma seleção, ter conhecimento na área e ter um projeto de pesquisa.
Stricto senso inclui duas categorias subsequentes da pesquisa acadêmica: o Mestrado e o Doutorado. Em ambas, conforme a seleção (mais criteriosa do que a da especialização), que é subdividida em prova escrita, análise de currículo (Lattes), e a arguição de uma banca de docentes, se organiza uma classificação. Os melhores colocados tem acesso à bolsa, e darão aula como estagiários em curso de graduação. As disciplinas são mais extensas, e também são avaliadas. A qualificação da dissertação (no Mestrato) e da tese (no doutorado) são bancas julgadoras sobre a consistência teórica do trabalho, considerando-o apto ou não de ser avaliado em definitivo, e visa apontar adequações e sugestões. Em ambas as etapas tudo termina com a defesa, na qual o parecer só pode ser aprovado ou reprovado. Se reprovado, faz-se alterções e melhorias na pesquisa, e passa-se novamente (no ano seguinte) por uma nova qualificação e defesa.
2006-06-25 03:57:22
·
answer #4
·
answered by SKY´UP 3
·
0⤊
0⤋
é Latim.Acho que significa + ou - Senso Restrito e Senso Aberto.
2006-06-25 03:48:15
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋