Prezado Sérgio,
Vejo a leitura como um dos mais completos exercícios mentais que existem.
O que me faz comprar um livro de ficção, além de uma rápida pincelada no conteúdo, leitura do prólogo, interesse pelo tema, é essencialmente o que temos de melhor em nós: A Curiosidade.
O Preço influi também na decisão, mas como já tenho por hábito comprar a maioria dos meus livros usados, e ser um bom comprador, sempre encontro uma forma de acabar adquirindo o que gosto de ler.
O custo de minhas leituras seria assombrosamente alto se todos os livros que li fossem novos. Felizmente, bem conservados, livros duram mais de 30 anos e como a maioria das pessoas só lê o livro uma vez, comprá-los todos novos é certamente um capricho.
Um nova abordagem, idéia, conceito, noção, percepção, adquirida hoje através da leitura, poderá de imediato provocar uma pequena alteração no curso de nossa vida, contudo, daqui há 10 anos, este ajuste pode significar o alcance de resultados, expectativas e possibilidades radicalmente diferentes daquelas que haveriam sem esta experiência.
Este ajuste pode ter sido a criação, o enriquecimento ou ajuste de uma opinião pessoal, a melhoria de uma atitude, senso, cuidados ou comportamento.
Na ficção, se a alma não for pequena, e a sensibilidade nula, podemos aprender muito com a experiência dos outros.
Para ler ficção com proveito é necessário uma mente aberta e sensível. O hábito de sua leitura pode reduzir sensivelmente os preconceitos arraigados e produzir uma mente mais aberta e de alta capacidade crítica.
Além disso, oferece uma excepcional amplidão de conceitos e da percepção do mundo e suas possibilidades.
Ela trabalha e permite exercitar o que de mais complexo e poderoso existe no pensamento humano: A IMAGINAÇÃO.
Tive a grata satisfação de ter conhecido e lido com 20 e poucos anos de idade a série Perry Rhodan, infelizmente, hoje não disponível. A maior sorte mesmo foi ter lido os 30 primeiros livros na sequência, conhecendo todo o panorama inicial da obra.
Ela é a maior série de ficção científica já publicada com mais de 800 livros e que na Alemanha me parece ainda estar sendo editada.
Esta série vai muito além de uma estória de naves e batalhas espaciais. Trata dos grandes problemas da Física, da Engenharia, de governo, de planejamento, escassez, relacionamentos. É uma leitura muito inspiradora e que deu aos autores enorme liberdade de propor novas abordagens, construir complexos cenários, muito diferentes daqueles a que estamos acostumados.
Nesta série, a Criatividade foi excepcionalmente exercitada, e nos incentiva a fazer dela um uso constante.
Alguns célebres protagonistas morrem no decorrer das estórias, outros novos lhes sucedem, há problemas de relacionamento familiar, confiança, formação de equipes, enfim, tudo aquilo que cerca o mundo das pessoas e seus maiores desafios, , tendo como plano de fundo o maravilhoso e apaixonante mundo da tecnologia.
Além deste grande tema de ficção, lí muitos romances dos mais variados gêneros: Policiais, Dramas, Intrigas, Aventuras, Conspiração, Espionagem, algumas estórias psicografadas também da Zíbia Gasparetto, entre outras, que poderiam perfeitamente serem reais, tendo contato com inúmeras experiências, crises, perdas e incertezas nos relacionamentos que pude estudar e ter de alguma forma, exercitada a sensibilidade para me colocar no lugar, aprendendo algo e agindo preventivamente em minha vida real para minimizar os erros que podem, às vezes, tornar impossível manter relacionamentos e renovar a confiança.
Quem já teve oportunidade de ler os livros de Marcos Rey, entre eles Memórias de um Gigolô, Café na Cama, entre outros, pôde se deliciar com crônicas muito engraçadas e que sabemos, impossíveis na vida real, mas que povoam a mente de muitas pessoas e são apaixonantes.
A ficção enfim, oferece um mundo muito rico de possibilidades de aperfeiçoamento e estímulo a mente humana.
Gostaria que o dia pudesse ter 240 horas, leria, com certeza, mais da metade deste tempo.
Um grande abraço e Boas Leituras.
2006-06-25 05:43:33
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
6⤊
0⤋
Eu adoro ler.Principalmente livros de ficção.Geralmente leio um livro não por ele ser famoso ou não,como O Código Da Vinci (li também mas daí é outro caso),mas sim pelo enredo.Pra mim quanto mais interessante e maluco é o enredo,melhor.Não sou muito de comprar livros,costumo pegar eles na biblioteca,mas de vez em quando abro a carteira e compro um.
2006-06-24 10:58:35
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Para mim, ler é uma das coisas mais gostosas que existe.
Ora, se algum amigo diz que tal livro é bom e você o lê e gosta, é sinal que o autor é bom, concorda ?
Pois bem, se tal autor lançar um novo livro, certamente esse livro também será bom, e isso é o que me leva a comprar tal livro.
2006-06-24 10:47:16
·
answer #6
·
answered by cleber_sjc 3
·
0⤊
0⤋