No século XV, altura em que Portugal iniciou o movimento de expansão que daria origem à constituição do primeiro mercado global, a escravatura era praticada sob inúmeras formas em praticamente todas as sociedades urbanas da altura; mesmo no continente americano, existem vestígios arqueológicos que testemunham guerras entre civilizações (ex.: Olmecas, Aztecas), que muitas vezes terminavam na sujeição ou genocídio dos vencidos.
A noção generalizada de que a escravatura constitui um atentado aos direitos mais fundamentais do Homem é muito recente, em termos históricos, e decorre do período Iluminista. Como também é sabido, Portugal foi uma das primeiras nações a abolir a escravatura.
Depois deste início de resposta necessariamente um tanto apologético, por parecer que a pergunta inclui alguma crítica moral, resta a questão que se pôs a Portugal como potência marítima europeia:
A capacidade de transporte ultramarino dos portugueses era manifestamente superior à das outras nações; a sua superioridade militar foi suficiente durante o tempo necessário para impor um certo "status quo"; o transporte de produtos de luxo permitiu suficiente acumulação de capital para iniciar outras empresas (engenhos, feitorias, praças-de-armas); e de cada região onde aportavam os Portugueses comerciavam o que de mais valioso havia.
África tinha poucos reinos instituídos; com esses, os Portugueses comerciavam como faziam na Ásia. Mas a quase totalidade do continente era retalhada por civilizações quase-nómadas (ex.: bantu, zulu), quase sempre emersas em conflitos intertribais, que usavam eles próprios o interesse dos esclavagistas para os seus jogos de querra. Os escravos eram reunidos em praças ou mercados, muitas vezes em África, e comprados - porque de mercadoria se tratava na altura - para os engenhos portugueses.
Hoje é claro que tudo isso parece incrível e desumano. Mas nessa época não havia muitos que se preocupassem com essa questão. Acho que este facto nos pode fazer pensar no que é que hoje fazemos com absoluta impunidade e que será condenado visceralmente pelas gerações vindouras; talvez o desperdício ambiental?
2006-06-27 09:07:17
·
answer #1
·
answered by sunseaandpiracy 1
·
1⤊
1⤋
Na verdade não foi opção .. eles viram vantagens em ter algo gratuito para fazer o trabalho em q ninguém queria fazer.. isso começou com um navegador q trouxe em sua embarcação africanos amarrados como prisioneiros por matar 1 de sua tripulação e como castigo foram forçados a trabalhar.. dai em diante a escravidão se expandiu sem proporções
2006-06-22 10:38:03
·
answer #2
·
answered by Danyka 1
·
1⤊
0⤋
Porque é natural de alguns seres que possuem conhecimentos "superiores" optar por utiliza-lo para tirar proveito dos que não os tem, ao invés de compartilha-lo, por medo de ser utilizado contra eles mesmos, no caso da época o conhecimentos de guerra, navegação, barganha e armas de fogo. Sem contar que quem escravizavam os escravos eram o proprios africanos, pois quando uma tribo vencia a outra, os derrotados tornavam-se seus escravos, então quem não utilizava seus escravos ou matava ou vendia.
2006-06-22 14:36:03
·
answer #3
·
answered by petronilio_br 1
·
0⤊
2⤋
Para entendermos isto é preciso ir um pouco mais alem no processo historico.
Os portugueses subjulgavam os africanos por terem os mesmos como raça inferior e este processo se dava em muitos lugares no mundo e não só aqui no Brasil.
Os portugueses escolheram os africanos, porque lá era a fonte de todos os outros paises e a facilidade e também quatidade, ofereciam oportunidades aos mercadores que dominavam os mares e isto era um bom negocio p/ os portugueses, visto que eram bons navegadores. e conhecidos por serem destemidos e desbravadores dos mares até então desconhecidos do resto da europa.
Porem o que levou os Portugueses aqui no Brasil optar por esta mão de obra e a continuar com esta barbarie por tanto tempo (visto que o Brasil foi o ultimo país a libertar seus escravos), creio eu que tenha sido a religião.
Compare: Se tanto o Brasil quanto os EUA foram formados por brancos, negros e indios, porque os EUA evoluiram se tornando uma nação prospera como é hoje e o Brasil não.
Resposta: O fator fundamental é a religião.
Nos EUA a formação Luterana (protestante) era muito mais voltada para o trabalho "ALEM" dos seus escravos. Coisa que não aconteceu aqui no Brasil que tem formação jesuitica, oriunda da igreja catolica que previa o trabalho escravo somente.
Tanto os bandeirantes quanto os jesuitas que vieram "catequisar" os indios aqui no Brasil, foram responsaveis por verdadeiros massacres de aldeias inteiras por ordem da "santa igreja" e satisfação politica de alguns que aqui se encontravam...
Estes são os motivos e influencia da escolha desta mão de obra, alem de ser barata e continuar sendo até hoje, pois continuamos pagando os menores salarios aos negros no Brasil e assim como no periodo colonial, continua-se repetindo muitas outras coisas...
2006-06-22 13:03:17
·
answer #4
·
answered by Mark2 3
·
0⤊
2⤋
Porque não conseguiram escravizar os índios.
2006-06-22 10:18:38
·
answer #5
·
answered by analaice 3
·
0⤊
2⤋