Para as pessoas que crêem na religião foi Deus, para os cientistas foi o "Big bang" a grande explosão.
2006-06-22 07:00:38
·
answer #1
·
answered by ♥♥ Vidabella ♥♥ 5
·
4⤊
1⤋
A Origem do Universo - A Grande Explosão (Big Bang)
(Extraído de: Tipler, P.A.; Ótica e Física Moderna, vol. 4, 1991.)
Duas descobertas astrofísicas importantes, feitas no decênio de 1960, foram as primeiras de outras que convenceram a maioria dos cientistas sobre a variabilidade do universo no tempo e sobre o seu início num único evento num certo instante do passado, a grande explosão e a sua posterior evolução. A primeira das duas descobertas que suportam o modelo do universo em evolução foi a descoberta, por Martin Ryle, de o número de radiogaláxias distantes ser maior que o número das próximas. Uma vez que as observações de corpos distantes correspondem a instantes mais remotos no passado, isto significava que o universo era diferente, no passado, do que é hoje, isto é, significava que teria havido uma evolução.
A Segunda descoberta foi monumental, tão importante quanto a descoberta de Edwin Hubble sobre a própria expansão do universo. Ao investigar a abundância cósmica dos elementos mais pesados que o hidrogênio, os cosmologistas reconheceram que a nucleossíntese nas estrelas poderia explicar a abundância dos elementos mais pesados que o hélio, mas não a abundância do hélio. Portanto, o hélio deveria Ter sido formado em outro evento, numa grande explosão primordial. A síntese da quantidade de hélio capaz de justificar a abundância presente exige que a explosão tenha ocorrido numa temperatura inicial extremamente elevada, capaz de garantir uma velocidade de reação muito grande, antes de a fusão se tornar impossível pela rápida diminuição da densidade na expansão inicial.
A temperatura elevada inicial está associada a um campo de radiação térmica (de corpo negro) que iria se resfriar à medida que a expansão fosse avançando. A análise teórica prevê que, desde o instante da explosão inicial até o presente, os remanescentes do campo de radiação inicial deveriam Ter se resfriado até uma temperatura de ordem de 3 K, o que corresponderia a um espectro de radiação do corpo negro com um pico de comprimento de onda l máx na região das microondas.
Em 1965, a radiação cósmica de fundo foi detectada por Arno Penzias e Robert Wilson, do Laboratório Bell. Desde esta descoberta fundamental, a análise cuidadosa das observações mostrou que a temperatura do campo de radiação é 2,7 ± 0,1 K e mostrou também que tem uma distribuição espacial isotrópica que é absolutamente essencial num universo que satisfaça ao princípio cosmológico.
espero k seja util..........
2006-06-22 14:20:49
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A Origem do Universo:Deus.Nada foi feito ao acaso.Tudo teve um começo.Poderia as Leis físicas surgirem do nada?O limite das ondas do mar por exemplo.Não é magnifíco o fato de elas serem contínuas e não ultrapassarem os limites?O sol brilhar, e termos o ar para respirarmos?Tudo isso é simplismente Divino!
2006-06-22 14:31:02
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋