Na Confederação os Estados estão unidos, mas tem uma autonomia maior, eles existem como Pessoa de Direito Público Internacional e tem soberania própria, embora pactuam-se confederativamente. Ou seja, existe uma união política entre os Estados, mas estes mantém sua autonomia no âmbito internacional com soberania própria.
No pacto federativo existe apenas um Estado e uma soberania, os estados são ligados por uma união indissolúvel. Por exemplo, no caso do Brasil, somos uma federação - os estados são entes políticos autônomos, mas apenas como pessoas de Direito Público Interno. Os estados de uma federação não tem soberania nem autonomia própria no âmbito externo, estão submentidos a União indissolúvel que forma o Estado Federativo.
De uma maneira bem simples: na confederação temos vários Estados diferentes que se unem por um pacto político sem perder sua soberania (é tendência, por exemplo, da União Européia); na Federação nós temos apenas UM Estado soberano, com entes autonomos internamente, mas submetidos ao pacto federativo.
2006-06-21 09:48:57
·
answer #1
·
answered by Diego G 3
·
0⤊
0⤋
Depois da resposta dada acima, nem mais vou mandar a minha.
2006-06-28 14:33:10
·
answer #2
·
answered by Pedro S 2
·
0⤊
0⤋