O Cacuriá é uma dança típica da cultura maranhense tem suas origens na festa do Divino Espirito Santo.Criada a mais ou menos trinta anos, é dançada em roda.Após o derrubamento do mastro do Divino que encerra a obrigação religiosa, as caixeiras fazem seu bambaé ou carimbó.Apesar de, originalmente, o cacuriá ser dançado somente com as caixas, várias inovações foram introduzidas sendo utilizados atualmente instrumentos diversos como:cordas,flauta baixo,clarinet,teclados,entre outros.
2006-06-21 07:47:16
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O cacuriá é uma dança executada ao som das caixas do Divino - pequenos tambores. Criada há mais ou menos trinta anos. Dançado em roda nas ruas da capital do Maranhão, o cacuriá tem suas origens na Festa do Divino Espírito Santo. Após o derrubamento do mastro do Divino, que encerra a obrigação religiosa, as caixeiras fazem seu bambaê ou carimbó: é a parte profana da festa, quando as tocadoras podem "vadiar".
2006-06-21 14:07:55
·
answer #2
·
answered by Doris 1
·
0⤊
0⤋
Aparentemente, a dança é uma ciranda, mas as coreografias são diferentes. As mulheres usam saias compridas, de retalhos, coloridíssimas e cada participante tem um par. As músicas, cantadas por todos, tratam de temas prosaicos, quase sempre regionais, como a seca, os animais nordestinos e a vegetação do sertão. A letra e a coreografia são sincronizadas.
2006-06-21 14:05:39
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋