Prezado Príncipe,
Achei muito oportuna a sua pergunta que, certamente, receberá as mais diversas respostas.
Antes de mais nada é preciso saber o que um livro significa para alguém que o tem.
Para mim, um livro é um mestre, um guia, uma fonte de inspiração, de consulta, de conhecimento e de reflexão, um irmão mais velho apontando caminhos e alternativas.
Mantenho um sentimento de gratidão pela obtenção do conhecimento e melhoria das minhas percepções e atitudes, tratando os livros como entendo que deveriam ser tratados: Bens de incalculável valor.
Os livros para mim atestam o alcance de minhas escolhas e renúncias pois os tenho comprado desde a minha infância, tendo-os priorizado ante outras opções de entretenimento e divertimento.
Na minha adolescência dei aulas particulares para poder adquirir novas fontes de conhecimento e inspiração.
Ao longo de toda a minha vida profissional sempre investi na aquisição de livros que são para mim, preciosos companheiros de jornada.
Acho que o valor de um livro é muitas vezes superior ao seu custo e que o sacrifício para obtê-los é uma prova de mérito.
Na vida, aquilo pelo qual pouco se luta, pouco se aproveita na maioria dos casos.
Para mim, os livros também constituem o que de maior valor credito à herança material de minha família.
Não sou e nunca fui rico financeiramente, contudo, construi um relacionamento diferencial com os livros, que me fazem lembrar cada fase de minha vida, as experiências e descobertas que realizei na busca pelo meu aperfeiçoamento pessoal.
Pelas razões que lhe apresentei, como você pode deduzir, não tenho doado os meus livros para os amigos mas os recomendo a todos, e empresto ocasionalmente para alguns que demonstram apreciar os livros tanto quanto eu mas, infelizmente, são muito poucos.
Tenho hoje aos 40 anos aproximadamente 5.000 livros.
Você poderia me perguntar se já os li todos, digo-lhe que não, mas todo os dias leio um pouco mais, sentindo-me rodeado de uma grande constelação de mestres que me confortam frente aos mais diversos desafios do dia a dia, onde os temas, assuntos e necessidades são os mais variados e inesperados.
Alguns de meus livros serão apenas consultados, outros quem sabe, lidos por meus filhos e netos. Deverei ao longo dos anos vindouros adquirir com certeza outros livros, pois a minha apreciação por eles tem sido reforçada ao longo dos anos.
Apenas comecei este relacionamento, espero que as futuras gerações de minha família o fortaleçam e sejam tão beneficiados quanto eu o fui até o momento.
Caro Príncipe,
Desejo-lhe do fundo do coração, um relacionamento pessoal muito enriquecedor no mundo da leitura, e muitos frutos para os seus esforços e buscas.
2006-06-18 22:20:42
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
5⤊
0⤋
Eu tenho dois livros de Homilética, um de Teologia Bíblica de Missões, um de Filosofia para iniciantes e alguns outros livros de ensino superior. Quero doar esses livros, mas ainda não encontrei a quem doar. Estou em casa agora. Salvador-Bahia, meu email: djoseduardo@ymail.com Eduardo
2016-05-23 05:21:15
·
answer #2
·
answered by José Eduardo 1
·
0⤊
0⤋
Sendo muito especial ao ponto de me tocar na vida pessoal, guardo e comento sobre ele com um amigo, e se for interessante pra ele empresto (só pra amigo irmão).
Sendo uma referência importante pra minha formação, no período que me servir como referência, permaneço com ele até poder me sorver das suas possibilidades e então, procuro doar a um amigo.
Mas, no caso do livro não ter me causado comoção, prefiro doar a uma biblioteca, pois não gosto de compartilhar com amigos aquilo que não me agrada, a menos se for manifestado por eles o interesse.
2006-06-21 08:47:54
·
answer #3
·
answered by Ninha cidadã 3
·
0⤊
0⤋
Normalmente eu guardo. Mas, essa pergunta foi ótima, pois me deixa envergonhado com a minha resposta. Acho normal a gente guardar livros de referência, pesquisa ou livros que marcaram tanto que vamos reler sempre. Mas em geral, num país que carece tanto de cultura e incentivo a leitura deveríamo doar sempre. Vou refletir sobre isso.
2006-06-17 00:44:39
·
answer #4
·
answered by Laranjeiras 2
·
0⤊
0⤋
Eu nunca fico muito tempo com um livro. Qual a vantagem de ficar com uma biblioteca em casa quando pode servir a outros? Derepente vc pode ler um livro várias vêzes, mas chega uma hora em que vc já sabe a história totalmente. É como ver um filme várias vezes. Chega uma hora que cansa. Enfim, é até louvável doar livros, seja para amigos ou, principalmente para bibiotecas públicas.
2006-06-17 00:42:28
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Guardo por uns tempos e algumas vezes até leio de novo. Geralmente depois de algum tempo eu dou o livro para algum amigo.
2006-06-16 18:01:12
·
answer #6
·
answered by bobkalado 2
·
0⤊
0⤋
eu nem termino de ler....
2006-06-16 17:45:31
·
answer #7
·
answered by eu.... 1
·
0⤊
0⤋
Tenho um carinho absurdo pelos meus livros até porque faço anotações pessoais. Logo, não tenho hábito de doar, mas empresto numa boa, se souber que a pessoa é cuidadosa.
Já devolveram livro meu cheio de "orelhas" e com anotações. Se o livro é meu, somente eu posso fazer isso, não é mesmo?
Os únicos livros que doei foram os didáticos da época de colégio.
Quando passei no vestibular fiz a doação porque já não serviriam mais pra mim.
2006-06-16 17:04:31
·
answer #8
·
answered by Déa 3
·
0⤊
0⤋
Eu guardo e releio! Sei que é um pouco egoísta, ainda mais em um país como o nosso, carente nessa área, mas é difícil se desfazer deles. Eu até empresto com a condição da pessoa cuidar bem do livro, mas dar.... eu não dou!!!
Todos os meus livros são encapados, não preciso dizer mais nada, né?
2006-06-16 16:29:07
·
answer #9
·
answered by DMSK 1
·
0⤊
0⤋
guardar o livro para ler depois
mas c no meio tempo um amigo teu t pedir emprestado, empreste
2006-06-16 16:15:35
·
answer #10
·
answered by gomes 2
·
0⤊
0⤋