Cara Paulinha,
Tratando-se de uma escolha pessoal como é o seu caso, ninguém está apto para lhe dizer o melhor que você tem a fazer, pois só você conhece em detalhes todos os aspectos que estão relacionados ao problema que você vivencia.
Contudo, como você está disposta a pedir opiniões para auxiliar o seu processo de análise desta questão, gostaria de expressar o meu ponto de vista.
Na vida, se nada for feito, a tendência das forças naturais (vento, água, frio e calor) é desagregar os elementos.
Veja um machado, se ele ficar sem uso, largado no tempo, virá a enferrujar e perder o seu fio.
Para formar e manter uma família, numa analogia, é necessário superar dificuldades e vencer todos os desafios que um relacionamento impõe diariamente.
Assim, para manter uma família forte e unida é preciso muito sacrifício e determinação, para desfazê-la não é preciso fazer nada, bastando apenas deixar de lutar por ela.
Voltando ao seu tema, já tive colegas que enfrentaram este tipo de dificuldade que você relata e que desistiram de um curso para fazer outro. Depois de um tempo, desistiram também deste outro curso e tentaram outro que também foi abandonado.
Não estou dizendo que este será o seu caso, contudo, você precisa saber e entender quais são os motivos que impediram você de fazer uma boa escolha e não voltar a repeti-los.
Não existem profissões fáceis e trabalhos onde 100% de todos os aspectos terão total empatia com nossos gostos e preferências.
Muitas das qualidades que farão de nós profissionais diferenciais precisarão ser forjadas e lapidadas, pois não nascemos com elas prontas e desenvolvidas.
Tudo o que vale a pena impõe renúncias e sacrifícios. Não estou dizendo que você deve terminar o seu curso na marra, mas veja com maior isenção e imparcialidade quais foram os motivos que um dia fizeram você optar por ele em detrimento de outros?
E, principalmente, avalie o seu grau de maturidade para fazer escolhas profissionais e procure orientação especializada se não estiver segura.
Na vida nada se perde quando a vontade e a determinação por vencer é madura e perseverante, pois os desafios profissionais ultrapassam as áreas de conhecimento adquiridos numa formação específica.
Para exemplificar, sou formado em engenharia, contudo, meus desafios profissionais sempre me fizeram buscar e aplicar conhecimentos e percepções oriundas das mais diversas áreas de conhecimento tais como: Direito, Administração, Economia, Psicologia, Mecânica, Planejamento da Produção, Eletro-técnica, Tecnologia da Informação, Física, Matemática e Contabilidade.
Se eu não tivesse a disposição e o interesse de aprender das mais variadas fontes, seria certamente um profissional medíocre, limitado e infeliz, pois os problemas seriam mais abrangentes do que os meios e conhecimentos que adquiri em minha formação específica.
Construi minha carreira profissional aprendendo e me interessando por toda a forma de saber e conhecimento.
Acho que se você desistir do curso sem definir de forma mais amadurecida o que você quer, mostrando-se disposta a enfrentar com esforços redobrados a recuperação do tempo já investido, estará correndo o risco de agir precipitadamente.
Sua escolha é íntima e pessoal. Torço pelo seu sucesso.
2006-06-18 23:27:24
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
7⤊
1⤋
Essa eu posso te responder heeheheheh
Olha eu abandonei um curso ligado à informática à tres meses da formatura, c credita nisso? Acredito que por mais q pensemos no tempo perdido, pior é vc carregar o fardo de ter se formado em uma coisa q nada tem a ver com vc. Eu tinha visto isto no 3º periodo, ia ate me transferir, mas decidi ir em frente. No penúltimo período eu ja tava surtano de ódio de ir pra aula aguentar um monte de balelas q eu odiava.
Se seu caso for como o meu, desencane de diploma pois trabalho no brasil raramente depende dele, e siim de QI(quem indica). Mude de curso!
2006-06-16 17:18:00
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na minha opinião ninguem deveria ir em frente com algo que não queira realmente fazer. O que permite uma pessoa ser mais eficiente em algo é gostar do que faz.
2006-06-16 14:53:16
·
answer #3
·
answered by jamesfoxbr 2
·
0⤊
0⤋
CAMBIAR DE CARRERA Y ELEGIR ,LA QUE UNA PERSONA DESEA!!!
2006-06-16 14:46:40
·
answer #4
·
answered by AJEDREZ L 3
·
0⤊
0⤋
Mude.
Não fique pensando no tempo que você "perdeu". Você vai ter mais tempo que pensa depois de se formar, e é muito melhor trabalhar com algo que tenha a ver com você do que ficar sofrendo.
Mudar logo é melhor que mudar depois que já estiver no mercado de trabalho.
Quanto a "continuar até o fim para ter pelo menos um diploma", acho uma grande bobagem. As pessoas dão valor demais a "ter um diploma". O diploma só faz sentido se você gosta do que faz, e trabalha na sua área.
2006-06-16 14:20:39
·
answer #5
·
answered by Eu 4
·
0⤊
0⤋
Se vc percebeu que esta faculdade não é área que esperava, a melhor coisa é mudar de curso e partir para um que tenha afinidade, facilidade e te proporcione melhor prazer. Porque talvez este curso possa ser sua profissão o resto da vida!
Mas quem sabe daqui uns anos não se torne mais agradável?
Acho que vc tem duas opções: esperar ou mudar! Teste vocacionais e conversas com profissionais especializados na área podem te ajudar bastante.
hehehehe
BEijinhos
Beijinhos
2006-06-16 14:10:01
·
answer #6
·
answered by Jé. 2
·
0⤊
0⤋
Teste vocacional! E mude de curso da seqüência!
2006-06-16 14:01:14
·
answer #7
·
answered by Lili Gonçalves 1
·
0⤊
0⤋